Sic Transit Gloria Mundi

A saga de um homem só.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Recado para os comissários do povo.

Ao defender autonomia, Ivan Shipov foi um dos heróis do Banco Central russo

No ano do centenário do golpe dos bolcheviques em São Petersburgo e do início da Revolução Russa, um domingo de Carnaval é boa ocasião para se falar de Ivan Shipov, um burocrata injustamente esquecido na história daqueles dias. Ele tinha 52 anos, era parte da elite do país e dirigia o banco do Estado da Rússia. Dado o golpe, os bolcheviques precisavam de dinheiro e mandaram buscar dez milhões de rublos com Shipov. A comitiva do comissariado foi recebida pelo burocrata e ele explicou que a instituição tinha "autonomia" e não podia liberar dinheiro desrespeitando as normas da responsabilidade fiscal. Os revolucionários deviam pedir os rublos ao Tesouro, a quem caberia transferir o ervanário para a conta do Soviet dos Comissários do Povo, e só então teriam o dinheiro.
Os bolcheviques levaram a noticia ao aparelho de Lênin e foram mandados de volta a Shipov, desta vez com uma escolta de marujos e um decreto, ameaçando-o de prisão. Nada feito. O comissário de Finanças voltou ao grande Shipov com uma nova escolta, prenderam-no e levaram-no para o QG dos comunistas, onde ele passou pelo menos uma noite.
Sucedeu-se uma greve dos funcionários do banco, a primeira do regime, que se espalhou para toda a rede bancária.
Prático, Lênin dizia que enquanto os comissários não pusessem a mão na chave do cofre, tudo não passaria de conversa. Ele só conseguiu a chave duas semanas depois da tomada do palácio de Inverno.
Uma parte da batalha dos bolcheviques para entrar no cofre do banco do Estado da Rússia e a greve dos bancários de Petersburgo estão contadas no livro History's Greatest Heist: The Looting of Russia by the Bolsheviks (O Maior Assalto da História: O Saque da Rússia pelos Bolcheviques), de Sean McMeekin. Ele revela que em seis meses os comunistas rapinaram 35 mil cofres. Em 1918, a estatal que coletava riquezas alheias estava confiscando até relógios, saleiros e garrafinhas de perfume.

Ivan Shipov perdeu o emprego e pouco se sabe dele. Teria morrido em 1919, de tifo ou de tiro. De sua passagem pelo serviço público restam as bonitas notas de rublos com sua assinatura. O professor Delfim Netto tem uma.

Elio Gaspari, Folha, 26.03.2017
Postado por Benê às 21:27 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Carioca way of life

Cena Carioca

Na rua Santo Amaro, o velho High Life engolia a multidão em sua goela iluminada pelas gambiarras. Fila de povo que se estendia até a Glória. Ficamos no fim. Mas Valdomiro era homem de expedientes. Bartolomeu já se divertia desde o momento em que comprara os ingressos, não tinha pressa, saboreava lentamente o Carnaval. Valdomiro não, queria entrar logo.
- Não é preciso, Valdomiro, esperemos aqui mesmo vendo as coisas.
Ver as coisas era ver a rua, a iluminação, os bonecos de papelão em cima dos postes, os pândegos isolados que passavam. Um sujeito de camisola levava um penico na mão, cheio de vinho frisante, um pedaço de paio dentro. Bartolomeu ria, Valdomiro achava aquilo uma porcaria, prova da decadência dos tempos. Antigamente, os homens levavam relíquias que ofereciam à adoração da multidão genuflexa. Hoje se oferecia aquilo. E o povo, envinhado de fornicação, ria, achava graça.
Para fugir de tais espetáculos, ou porque tivesse pressa em entrar nos salões, Valdomiro arrastou-nos até a porta sob protestos gerais. Ele à frente, rompendo a turba, Bartolomeu cerrava o pelotão, distribuindo sorrisos e escusas. Os homens botavam olhos safados em cima de minha mãe.
Já próximo ao portão, Bartolomeu encontrou um colega de repartição, o Souza, escriturário ainda, muito magrinho e enfezado, cara de turco. Vestia refulgente legionário estrangeiro, calças azuis, botinas e blusa branca, chapéu com aquele paninho vermelho caído sobre a nuca, a proteger-lhe de escaldantes sóis africanos.
Trocaram cumprimentos, sorrisos, riram muito, por nada mesmo, apenas porque se encontravam. Ficamos sabendo, pelo legionário, que o apelido de Bartolomeu na repartição era Cu-de-ferro.
O porteiro conhecia Valdomiro:

- Pode entrar, a casa é sua. Nossos tempos de Balalaika!

Carlos Heitor Cony - Folha, 26.02.2017

É preciso escrever mais?
Postado por Benê às 19:42 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

domingo, 19 de fevereiro de 2017

O jeito de ser petista.

A entrega do prêmio Camões ao Raduan Nassar é um exemplo das idiossincrasias dessa maneira de agir e reagir que é prá lá de manjada em regimes de mesmo corte.
O escritor - não discuto seus méritos literários - recebe um prêmio em que a escolha foi feita no governo progressista e popular anterior. Recebeu-o no novo governo a quem atacou no seu discurso, qualificando-o de golpista. O Ministro da Cultura, Roberto Freire,  deu o troco na sua fala - constantemente interrompida por vaias pela platéia  na sua maioria petista com a diva Marilena Chaui na claque. Se eles ouviram silenciosamente o discurso do Raduan - que bateu pesado no governo que o premiou, embora a grana ele não tenha dispensado - deveriam ter se comportado da mesma maneira na fala do ministro. O jeitinho de ser petista, entretanto, não ia deixar barato.
Perderam os anéis, agora estão perdendo até os dedos da compostura. Certamente vão argumentar que uma democracia tem que tolerar as diferenças; quando eles as representam, per supuesto. Quando as diferenças vem dos outros - o discurso do ministro - a intolerância é a regra geral. Começa com vaias, e deságua na censura, na prisão, nos trabalhos forçados, nas execuções de que deles discorda e dos  regimes por eles considerados ícones. Não vou dar exemplos.
Manjadíssimo!
*
Roberto Freire prá presidente em 2018! 
Teve hombridade suficiente  para responder na bucha  essa concepção de mundo que se diz de esquerda, arrogante e que se considera moralmente superior, porque abraça as causas por eles consideradas populares.  Usa e abusa do povo e dos pobres nas suas perorações, e vê  como saída para as desigualdades que afligem nosso país desde sempre, uma solução excludente que demoniza quem deles discorda, particularmente os endinheirados.
O resultado da receita progressista e popular aplicada especialmente nos últimos desses 14 anos de poder é uma recessão indecente com os efeitos perversos incidindo especialmente sobre aqueles que  os nossos fajutos paladinos da justiça se propõem defender.
Eu estou cansado desses caras, da sua visão de mundo e da sua arrogância que começa na academia e se estende por toda a militância.
Postado por Benê às 09:27 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nau a deriva.

Ontem em uma reportagem sobre a premiação do Festival de Berlim, um crítico de cinema - acho que Rodrigo Fonseca - entrevistado pela repórter a respeito da premiação, considerou-a conservadora. Um dos motivos foi não terem premiado como melhor atriz uma transexual chilena: Daniela Vega por seu desempenho em Una Mujer Fantástica.
*
Há poucos dias lí uma reportagem sobre a reforma da previdência em que um alto funcionário do Ministério do Previdência adjetivava como machista a proposta de igualar a idade de aposentadoria entre homens e mulheres, mas a justificava pois isso é feito no mundo todo.
*
O primeiro ministério do governo golpista foi tachado de machista pois não tinha mulher alguma. A premiação - acho que - do Oscar do ano passado foi considerada racista pois não tinha nem um negro entre os escolhidos.
*
Há tantos e tão desarrazoados exemplos. São consequência de um pensamento filosófico dominante que atirando no próprio pé,  tudo desconstruiu - principalmente os universais - para dar primazia ao acidente e ao relativo. Essa concepção de mundo alcança as massas de maneira diluida,  via jornalistas, promotores culturais e assemelhados,  sempre antenados com o up to date. O que se vê e lê é um autêntico samba do crioulo doido do pensamento.
*
Agora os nossos mudernos reclamam da pós-verdade. Queriam o quê? Num mundo onde tudo é considerado  relativo, a solução é o  beco sem saída em que nos metemos. Quem semeia ventos, colhe tempestades.

Postado por Benê às 08:27 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

O que "rola" no "andar de cima"

Nos salões ainda vazios do hotel Unique viam-se só os funcionários uniformizados que trabalhariam na quinta (16) no baile de Carnaval da "Vogue", mas os andares superiores já eram pura agitação.
*
A atriz Mariana Ximenes, com o corpo besuntado, ocupava um dos quartos, cheio de sacolas e sapatos espalhados pelo chão. Famosas usam suítes do hotel (com diárias a partir de R$ 1.100) para se arrumar para a festa. Grifes emprestam peças em troca de divulgação. A modelo Alessandra Ambrosio fazia um "esquenta" na suíte presidencial que era patrocinado por uma marca de vodca.
*
Neste ano, houve convites à venda -cem, segundo a organização, a R$ 2.500 cada um. Os outros mil convidados foram chamados pela revista.
*
Aos poucos, celebridades ocupavam a pista. Autor de alguns dos figurinos da noite, o estilista pernambucano Walério Araújo aprovou a venda de convites. "O pessoal tá cada vez mais montado. Antes era truque: botava um vestido de marca e uma pluma. É bom porque a festa fica mais chique e a gente ganha mais!", dizia. "A verdade é que ninguém quer pagar. A gente faz orçamento e a bicha fala: 'Ah, eu tiro foto, divulgo'. Mas não quer pagar! Meu c...! [risos]"
*
A atriz Taís Araújo entra no elevador olhando no celular a foto que acabou de tirar. Reprova: "De lado parece que estou grávida". Um andar abaixo, Luciana Gimenez posa no corredor quando seu amigo Matheus Mazzafera e a atriz Bruna Marquezine, ambos de roupão, passam na frente. "Ôôô seu filho da p...!", grita a apresentadora, aos risos.
*
A 12 minutos do horário previsto para chegar ao evento, Anitta ainda está no quarto, com o estilista Amir Slama costurando sua calcinha. Ela pergunta as horas e decreta: "Vamos, gente. Não dá mais".
*
No palco, a cantora rebola e pede animação. "Sei que aqui todo mundo tem que fingir que é rico! Mas rico também dança. Gente chique canta? Beija na boca? Pelo amor de Deus! Porque eu beijo!", dizia, tentando entusiasmar a parte do público que parecia mais interessada em ver e ser vista do que em qualquer espetáculo. Anitta anuncia Durval Lelys (ex-Asa de Águia) no show. Meia dúzia de gatos pingados batem palmas. Ela diz ao cantor: "Esse é o muito barulho aqui da 'Vogue'".
*
Mônica Bergamo - Folha,  18.02.2017
Postado por Benê às 07:56 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Sinal dos tempos

Essa foto ilustra a matéria Love in Porto: "porque o amor acontece todos os dias" de Manuel Roberto para a publicação portuguesa  Público ( www.publico.pt ) Confesso que é difícil conviver com ela para um conservador em costumes como eu. 
Do jeito que a roda lusitana está a rodar , heterossexuais se tornarão uma  minoria no futuro. Vou ser otimista pelo menos uma vez, quem sabe irônico ou mesmo cínico. Com essa crescente opção dos machos pelos machos e das fêmeas pelas fêmeas, a população na Terra deverá diminuir sensivelmente. Afinal, não a estamos superpopulando e destruindo?  Quem sabe essa opção preferencial pelas práticas homo nos traga de volta o planeta. Longa vida aos homossexuais!






Postado por Benê às 17:22 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil...

 
E correm boatos de uma greve da Polícia Militar. 
Aí mesmo é que não vou sair de casa.

Postado por Benê às 16:36 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Arquivo do blog

  • ►  2025 (30)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (3)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2024 (72)
    • ►  dezembro (9)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (7)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (6)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (7)
    • ►  março (4)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2023 (92)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (16)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (10)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2022 (113)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (11)
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (11)
    • ►  agosto (11)
    • ►  julho (12)
    • ►  junho (13)
    • ►  maio (5)
    • ►  abril (11)
    • ►  março (7)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2021 (97)
    • ►  dezembro (9)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (7)
    • ►  agosto (20)
    • ►  julho (8)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (4)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2020 (104)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  novembro (7)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (12)
    • ►  junho (8)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (11)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (12)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2019 (123)
    • ►  dezembro (12)
    • ►  novembro (11)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (12)
    • ►  junho (11)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (14)
    • ►  fevereiro (12)
    • ►  janeiro (17)
  • ►  2018 (110)
    • ►  dezembro (15)
    • ►  novembro (12)
    • ►  outubro (13)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (9)
    • ►  maio (12)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (12)
  • ▼  2017 (120)
    • ►  dezembro (10)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (10)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (8)
    • ►  maio (10)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (16)
    • ▼  fevereiro (9)
      • Recado para os comissários do povo.
      • Carioca way of life
      • O jeito de ser petista.
      • Nau a deriva.
      • O que "rola" no "andar de cima"
      • Sinal dos tempos
      • Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil...
      • Mr. Trump, go to hell!
      • De atavismos, pressão social...
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2016 (107)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (15)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (9)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (15)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2015 (94)
    • ►  dezembro (14)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (7)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (15)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (9)
  • ►  2014 (105)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (11)
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (11)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (10)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2013 (178)
    • ►  dezembro (18)
    • ►  novembro (18)
    • ►  outubro (22)
    • ►  setembro (15)
    • ►  agosto (14)
    • ►  julho (13)
    • ►  junho (13)
    • ►  maio (14)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (22)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2012 (132)
    • ►  dezembro (15)
    • ►  novembro (7)
    • ►  outubro (20)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (12)
    • ►  julho (17)
    • ►  junho (24)
    • ►  maio (15)
    • ►  abril (18)

Quem sou eu

Minha foto
Benê
(Finalmente um homem sem qualidades na blogosfera!) Confidências, prosa, versos, de um velho lobo que nunca andou em bando, desencantado, precário, exilado em um mundo carente de sentido.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tema Viagem. Tecnologia do Blogger.