quinta-feira, 25 de junho de 2026

Bora, Brasil!

- O futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes da vida.

Arrigo Sacchi (ex-treinador italiano, inclusive da Squadra Azzurra)

Não para os brasileiros. Desconheço povo que dê tanta importância ao futebol e à Copa do Mundo. Se porventura escolhesse a Av. Atlantica e não a areia da praia junto ao mar para instalar minha cadeira e ler um livro durante um jogo do país na Copa do Mundo, certamente não seria importunado. O país para literalmente. Até a bandidagem dá um tempo

*********

Afinal o que deu origem à descomunal importância atribuida ao futebol no país? Uma versão pessoal é de tendo recebido uma educação ufanista na infância e adolescência - o hino nacional é uma celebração -  frustrada na idade adulta e maturidade pela constatação das incontáveis mazelas que nos castigam como nação, restaram-nos as conquistas futebolísticas. Lí - tempos atrás - que juntamente com a India éramos as duas maiores virtualidades não concretizadas como nação no mundo atual. A India parece tomar jeito, mas continuamos atolados na mediocridade. Basta analisar os dados do ranking da competitividade mundial publicados a poucos dias, ou nosso desempenho pífio no PISA. Consolamo-nos com o fato de que somos a única nação penta-campeã do mundo de futebol. Valoramos o que tem importância secundária para os outros.

*********

Para o desconsolo e frustração de muitos, nem mais nesse quesito conseguimos performances dignas do que nosso imaginário exige. Lá se vão 24 anos sem Copa do Mundo e o tão almejado hexacampeonato.

 Será nesta edição? Não acredito.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

As entranhas do país

Há alguém no Brasil que as conheçe bem, seu nome é Daniel Vorcaro. Cara prático, ele sabe como o Brasil funciona; a vida como ela é, do brasileiríssimo Nelson Rodrigues. Foi traido pela desmedida - a hubris- que os gregos conheciam bem, porém, pouco levada a sério por quem sobre na vida muito rapidamente. Nossos pés de barro nos trazem de volta à realidade, mais cedo ou mais tarde. Como é imenso o arco da República que ele literalmente comprou. Como vivemos em Pindorama, apesar dos mal-feitos em série praticados com dinheiro público, ele não deverá padecer muito tempo na prisão. Dada a quantidade de figurões envolvidos, um arranjo - mais um! - deve estar sendo costurado para que todos se safem. Nosso passado não falhará mais uma vez.

**********

Gilmar Mendes, é outro figurão que conhece bem o ecossistema habitado pelos poderosos Lê rapidamente a direção em que o vento  sopra; capo dei tutti capi,  manda e desmanda nas três esferas dos poderes de Brasília. Seu Fórum de Lisboa - Gilmarpalooza para os mortais - tem  projeto para o país de acordo com o artigo de Conrado Hubner Mendes para a Folha. Não duvido. Certamente aos moldes de quem sempre deu as cartas por aqui. Acresceria que projeto sempre tiveram,  pois mantém-se no poder desde seu descobrimento. 

**********

Desconfio, porém, que Gilmar também esteja sendo acometido pela desmedida. Decidiu andar para a frente, mesmo com todos os fatos desabonadores atribuidos a vários membros do STF. Fazendo referência às críticas ao seu Fórum e ao tribunal , disparou no discurso de encerramento: - Ninguém se livra de pedrada de doido, nem de coice de burro. O auditório explodiu em risos e aplausos de acordo com a Folha. Tanto orador, quanto platéia entendem bem as engrenagens do poder por aqui. 

quinta-feira, 30 de abril de 2026

domingo, 26 de abril de 2026

Dia nacional do choro

Sou fã incondicional do choro, mais do que do samba, apesar da maior visibilidade deste na midia.  Ouvindo a rádio MEC, descobri que hoje além de ser o dia de S. Jorge - festa no balneário! -  é também o dia do choro. Comemoremos, pois... ouvindo do mestre Pixinguinha: Lamentos



segunda-feira, 20 de abril de 2026

Semana dos deuses no balneário.

 Amanhã é feriado, quinta também. Restam segunda, quarta e sexta-feira. Para quem mora na planície, expediente normal.  E no serviço público? Imaginei que seriam 3 pontos facultativos, mas - alvíssaras! -  a quarta-feira não foi liberada. Resta saber se os fatos confirmarão o que está escrito. O histórico autoriza a ter minhas dúvidas. A turma se dará ao luxo de comparecer ao trabalho em apenas um dia da semana? 

Como a previsão de tempo é de céu azul por todo o período , certamente as praias estarão lotadas nos 5 dias úteis. Afinal, a cidade é abençoada por Deus e bonita por natureza. Ele proverá.

quinta-feira, 16 de abril de 2026

Insanidade escala níveis inimagináveis.

Quem mora no Rio de Janeiro pensa que já viu de tudo nesta vida, dado o número de barbaridades que desfilam diariamente no palco da cidade. Entretanto, sempre pinta uma surpresa. Desta vez ela veio de fora - dos nossos irmãos do Norte - com uma imagem publicada na rede social do presidente Trump - depois retirada face sua repercussão negativa -  em que ele aparece fantasiado de Jesus Cristo. Qualquer pessoa que viva no quotidiano sua fé católica vai considerar a postagem uma blasfêmia. Trump, entretanto, justificou-se, afirmando que a intenção era ser retratado como médico. Fala sério!?! - 

********

Acrescente a boutade  feita aos iranianos - a whole civilization will die tonight -  feita na mesma semana da postagem e teremos que admitir : ou o sujeito  é louco ou se faz passar por  um.

********

A ver onde a mente perturbada deste homem -  um dos senhores da guerra deste mundo -  pode nos levar. Ele tem  poder para destruir não apenas a civilização persa mas toda e qualquer civilização. O único consolo é que irá junto.


Bebo, logo existo

........

Sem a ajuda da bebida vemos uns aos outros como somos, e nenhuma sociedade humana pode ser construida sobre uma base tão frágil. O mundo é acossado por ilusões destrutivas, e a história recente tornou-nos cautelosos em relação a ponto de nos esquecermos que uma ilusão pode ser benéfica. Onde estaríamos sem a crença de que os seres humanos podem superar uma catástrofe e jurar amor eterno? Mas essa crença persiste apenas se renovada com a imaginação. Como é possível que isso ocorra se não temos uma rota de fuga dos fatos? Assim, a necessidade de agentes tóxicos está profundamente entranhada em nós, e todas as tentativas de proibir nossos hábitos estão fadadas ao fracasso. A verdadeira questão, creio eu, não é usar ou não usar os agentes tóxicos, em sim qual deles usar. E - embora todos eles disfarcem as coisas - alguns (sobretudo o vinho) também nos ajudam a enfrentá-las, apresentando-as de forma reimaginada e idealizada. 

..........

É contra a falsa santidade e a prudência covarde que se dirige grande parte da minha discussão, não a fim de incentivar o vício, mas para mostrar que o vinho é compatível com a Virtude. O modo certo de viver é desfrutando as nossas faculdades, lutando para gostar dos nossos próximos e se possível amá-los, e aceitar que a morte é necessária em si mesma e também um alívio abençoado para aqueles a quem de outra forma iríamos sobrecarregar. Em minha opinião, os fanáticos pela saúde, que tem envenenado todos os nossos prazeres naturais, devem ser reunidos e trancafiados juntos num lugar onde possam se entediar mutuamente, empanturrando-se com suas inúteis panacéias para a vida eterna.

...........

O vinho, bebido na ocasião certa, no lugar certo e na companhia certa, é o caminho para a meditação e o arauto da paz.

Scruton, R., bebo, logo existo, Octavo, 2011. (Prelúdio)