...foram os atos antidemocráticos e de vandalismo provocados pelo bolsonarismo em Brasília no domingo, com a estranhíssima omissão dos poderes constituidos. Há quem os classifique de terrorismo, mas haja viés ideológico para considerá-los como tais, com crianças e velhos participando. Pode ter sido a intenção dos organizadores - precisam ser investigados e presos - mas claramente 99% daquele povo que vandalizou as casas dos Três Poderes, não sabia direito a que viera. Li que andaram urinando - será que não foram além? - em alguns gabinetes de poderosos da República. Devo confessar que bem lá no fundão da minha alma dei umas risadinhas bem ao estilo daquelas do impagável Muttley* ao saber desses detalhes. Alguns notáveis da nossa República enfim sentiram o cheiro do povo.
(na verdade nada sentiram, pois só entraram lá depois de tudo ter sido limpo e rearrumado/substituido)
* cão invariavelmente maltratado por seu dono: Dick Vigarista, personagem da série Corrida Maluca
*********
As versões para o ocorrido são muitas, mas o fato é que tudo o que os organizadores/artífices da patacoada conseguiram foi dar um tiro no pé. Com tamanho fiasco, colocaram uma azeitona na empada da novo governo que vinha tropeçando nos próprios erros na primeira semana de atividade.
Foi o que li/ouvi de alguns jornalistas mais alinhados com as propostas da novo governo.
*********
Temo que a ação legitime a ala radical que assumiu o governo, tanto na política, como na economia e na pauta dos costumes e lhes dê carta branca para implementarem sua visão de mundo. Aí sim é que o caldo pode entornar de vez com a confusão e o descontentamento aumentando. Ficou claro no episódio o que já se sabia de antemão, que boa parte da polícia é simpática ao bolsonarismo, e que há também bolsões no Exército. Apesar da desaprovação de 90% da população ao que ocorreu, cabe lembrar que a vitória nas urnas foi por margem apertada e que o país está dividido.
Aqui na planície, a militância da esquerda sentindo-se legitimada, está deitando e rolando.
- Pau nos reaças! é um dos bordões que um amigo meu de esquerda - felicíssimo! - não cessa de bradar. A ver onde tudo isso vai desembocar.
**********
Leio e vejo muito pouco o material que recebo dos - poucos - amigos bolsonaristas que tenho. Dos raros que abro, impressiona o mundo paralelo em que esse pessoal vive. Anunciam uma data para a intervenção do Exército que não acontece... criam outra que também não acontece... e outra... é incrível a resiliência... esperam com uma fé cega o milagre.
Um hábil manipulador da mente humana deve estar por detrás disso. Deve usar técnicas que marqueteiros e profissionais de vendas já utilizam faz tempo, prá nos induzir ao consumo desenfreado.
Bernardo Guimarâes em artigo para a Folha de hoje aborda com mais detalhes o quanto nossa mente é vulnerável a ação desses predadores.
Começo a desconfiar que a definição de animal racional dada ao homem pelos gregos, está começando a fazer água, o que é péssimo para o nosso futuro como espécie.