domingo, 31 de março de 2024

100 anos

 ...do nascimento de Sarah Vaughan foram comemorados por estes dias. Foi uma das grandes vozes femininas da música norte-americana do século XX juntamente com Ella Fitzgerald. Sem esquecer de Billie Holliday - à prova de imitações. Mas esta corria em outra faixa.



"Parças"

Para um partido que se diz um baluarte da democracia, o que dizer desta nota do PT publicada no site do partido,  saudando a vitória do companheiro Putin nas recentes eleições russas?

Estimados/as companheiros/as,

Acompanhamos com grande interesse o desenrolar do recente processo eleitoral presidencial na Rússia, que resultou na reeleição do Presidente Vladimir Putin. Com uma participação impressionante de mais de 87 milhões de eleitores, representando 77% do eleitorado do país, esse feito histórico ressalta a importância do voto voluntário na Rússia. Parabenizamos o Partido Russia Unida pelo resultado expressivo que garantiu a vitória do Presidente Putin com mais de 87% dos votos. Renovamos nosso compromisso em fortalecer nossos laços de parceria e amizade, trabalhando juntos rumo a um mundo mais justo, multilateral e plural. Enviamos nossas calorosas saudações à Rússia e seu povo neste momento importante e especial para o país.

Romênio Pereira, Secretário de Relações Internacionais

Certamente deve ser uma  democracia customizada, diferente das democracias liberais que regem os países da Europa Ocidental e dos Estados Unidos. Aliás, a palavra liberal causa grande desconforto aos ouvidos de um petista.

"a história é outra"

 ...é o bordão de um desses anúncios dos  mais que suspeitos sites de apostas esportivas que infestam os meios de comunicação tradicionais e redes sociais.

Ajusta-se como uma luva a um episódio que vivi no mês que passou em que o protagonista é uma pessoa que frequenta meu restrito círculo de - vamos dizer -  afinidades eletivas. Ao tomar conhecimento de que ele se afastara de uma pessoa que lhe servira com muita dedicação por muito tempo, manifestei minha estranheza e questionei-o a respeito das motivações que o levaram a tomar aquela atitude extrema. Deu-me uma apenas; aceitei-a sem questionar. 

Dias após, conversando sobre o episódio com outra pessoa de nossas relações soube que os motivos eram bem diferentes. A história era outra! ... e pior, parecia fazer mais sentido do que a do nosso protagonista.

*********

....e saber que no passado havia escolhido a versão que ele dera  para um episódio marcante da sua vida familiar, contra a opinião corrente. O convívio maior dos últimos anos, entretanto,  já tivera o dom de suscitar suspeitas sobre sua narrativa.

*********

As circunstâncias em que estive imerso na  vida me deram uma visão desencantada sobre ela. Passam as anos e o sentimento  cresce. Já tinha vivido situação semelhante com outra pessoa, tempos atrás.  A maior convivência,  desnuda o outro, revelando aquilo que os ambientes formais em que estamos imersos não revela. - De perto, ninguém normal,  escreveu Caetano Veloso em Vaca Profana. Haja afeto e compreensão  para sobrelevar os pecados alheios e humildade para reconhecer que se os outros não são perfeitos, nós também não o somos.

*********

Fica o travo amargo na alma. Fui enganado duas vezes. Por ele e por mim mesmo. Daí meu crescente ceticismo tanto para com os outros como quanto para minha própria capacidade de julgar. 

sábado, 30 de março de 2024

A grande semana dos cristãos.

Nela desenrolaram-se os eventos máximos do cristianismo: paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Como católico - um tanto relapso -  tenho acompanhado,  nos últimos anos, os eventos litúrgicos - do assim chamado por nós -  Tríduo Pascal: Quinta, Sexta-Feira santas e o Domingo de Páscoa. 

Para entrar no clima de recolhimento da semana, nada melhor do que ouvir  essa jóia da polifonia musical renascentista de Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525/1594), nas vozes do conjunto vocal Cori Spezzati dirigido por Olivier Optebeeck. São trechos do Ofício das  Trevas da Quinta e Sexta-Feira Santas (Officium Tenebrarum). Diz-se que a música de Palestrina abre as portas do céu; é lá que me sinto ouvindo esta polifonia, mesmo com o titulo assustador que ela carrega. 

A gravação fez parte do programa Som Infinito da Rádio MEC FM apresentado no dia 04.03.2018; ele compõe a grade da emissora e vai ao ar todos os domingos às 7:00h da manhã. Para ouvir clique no link acima e na página por ele aberta, na seta à esquerda da grande barra cinza horizontal. Para retornar à página do blog,  clique na seta situada no canto superior à esquerda.

Igreja Nossa Senhora da Paz em Ipanema, esta manhã.