segunda-feira, 24 de março de 2025

O agente laranja

Tomei conhecimento da sua existência na Guerra do Vietnã. Herbicida e desfolhante químico utilizado pelos americanos para expor os vietcongues que se utilizavam das florestas tropicais vietnamitas como cobertura para suas ações. Além dos danos à natureza causou sérios problemas de saúde a quem teve contato com ele. 

Associei-o a Donald Trump que tem um cabelo loiro-amarelado fake e também é destruidor, mas  da ordem econômica/politica mundial que ele  opera desde que assumiu a Casa Branca pela 2a vez. Poderia chamá-lo também de Diabo Loiro e aí associá-lo ao nosso Corisco. 

Fico me perguntando se existe algum plano por detrás do autêntico tiro no pé que a América está dando nela mesma ou é apenas o desvario de um indivíduo narcisista, ressentido - há quem o considere psicopata - no comando da mais poderosa nação do planeta e a casa-mãe - suprema ironia -  da democracia liberal. Eleito democraticamente, mesmo condenado em 34 ações criminais de fraude contábil! São os drawbacks  do regime que Churchill definiu como o menos pior de todos os já experimentados pela humanidade.

Aqui da planície, arriscaria considerar que ele é a peça de um jogo operado por gente poderosa que o usa como marionete, mas ao mesmo tempo dele precisa porque é dono dos votos do eleitor. Para  Martim Vasquez em artigo publicado  no final de semana na Ilustríssima, esse grupo seria constituido por boa parte da elite tecnológica e bilionária do Vale do Silicio disposta a substituir a ordem liberal do pós-guerra por outra tecnológica, baseada na inteligência artificial. Caso a hipótese seja verdadeira, pergunto-me se esses caras apesar de serem  muito inteligentes e bons no que fazem,  leram alguma coisa de política e de história universal ou ficaram confinados  à cultura do Vale? A julgar pelos fatos ou só eles vislumbram - do alto da sua sapiência autossuficiente -  um futuro róseo, mas desconhecido e sequer imaginado por nós simples mortais ou  nos conduzindo para um mar revolto que a todos tragará. Pessimista,  temo que última hipótese seja a mais factível.

Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário