De tempos em tempos, a turma do andar de cima em Pindorama - poderosos da política, da economia, e vamos lá da sociedade - é abalada por um sismo que instaura um clima de barata-voa entre seus membros. Foi assim com a LavaJato, e agora com a liquidação do Banco Master. Quando a água sobe a níveis insuportáveis para o bum-bum dos homens honrados da nossa república tropical, movimentos estranhos são desencadeados, decisões incomuns são tomadas por membros encastelados nos altos níveis das nossas instituições. Movimentos que certamente visam estancar a sangria - expressão consagrada pelo ex-senador Romero Jucá - que a liquidação do banco provocou.
*********
Quem conhece o mercado financeiro afirma que a liquidação já devia ter acontecido a mais tempo. Só não o foi por pressão de instâncias poderosas sobre o BC. Há muita gente graúda envolvida, desde gestoras de investimento da Faria Lima, CVM, agências de risco, passando pelos poderes Legislativo - tentativa de aprovação de projeto do Centrão para demitir presidente do BC e de projeto para aumentar o limite do FGC - e Judiciário - envolvimento inédito de membros do STF e do TCU, envolvimento de familiares de ministros com o Banco.
**********
Convivo com as mazelas do nosso país fazem 74 anos. Acredito mais na resiliência da constelação de promíscuos poderes que nos comandam desde o Descobrimento - LavaJato está aí para provar - do que em uma operação que puna quem tem responsabilidades no caso. Nossas instituições são reféns desses grupos de poder que jamais permitirão que isso aconteça. Ou você acha que eles darão um tiro no próprio pé?
***********
É dura a vida em LatinoAmérica! ... mas eu sou um cara chato, ranzinza. Afinal... somos um povo alegre, vivemos num país abençoado por Deus e bonito por natureza. O ano começa com bons ventos... temos uma Copa do Mundo em julho e podemos nos tornar hexacampeões...já ganhamos dois Globos de Ouro e podemos ganhar mais Oscars no cinema... temos uma jóia no circuito do tênis masculino mundial que pode desbancar o Sinner e o Alcaraz... o Carnaval está chegando e eu vivo na cidade mais bonita do mundo. Tenho mais é que fazer coro com a Beth Carvalho, no samba de Jorge Aragão:
- Vou festejar, vou festejar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário