segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Dos porões escuros (?) das redes sociais para o mundo

As duas figuras - figuraças! - que estavam em meio à mob que invadiu o Capitólio, tem muito a dizer do mundo em que vivemos. O  barbudo - lembrei do Charles Manson e sua turba! - ostenta na sua mão esquerda o símbolo de um game da Internet - Disohonored - em que um grupo secreto tenta desestabilizar um governo corrupto. O chifrudo é Jack Angeli - Q Shaman - um dos porta-vozes do QAnon, um grupo de extrema-direita que defende a idéia de que um grupo de pedófilos e defensores de Satanás está infiltrada nos altos escalões do governo americano. Nada a ver com jovens universitários, nem com a cultura dos campi,  atores e palco das grandes manifestações de protesto da segunda metade do século passado.

O mundo em que os chamados formadores de opinião - mídia e academia, principalmente... -  davam as cartas na cultura e nos costumes, está perdendo terreno para o povão das redes sociais que passam longe dessa turma. Os porões escuros da  alma do mundo do nosso tempo estão repletos de figuras assemelhadas aos dois personagens da foto. Sua cabeça é feita nas redes, não nas universidades. O tempo dirá para onde isso nos leva.

*********

Duro mesmo é saber que a maioria do eleitorado republicano - 64% de acordo com uma pesquisa feita pelo YouGov para a Economist - era favorável a que o Congresso não validasse a vitória de Biden. A fé parece estar se sobrepondo à razão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário