Garoto e adolescente acompanhava de perto a conquista do espaço. Queria ser piloto de avião, astronauta... Minhas limitações jamais permitiriam. A começar pela miopia. Para astronauta então... Essa turma era preparadíssima, física e intelectualmente. Todos pilotos da guerra da Coréia, todos engenheiros, Buzz Aldrin era MIT. Só casca grossa.
*******
Era quase meia-noite, hora de Brasilia quando o desembarque ocorreu. Acompanhei com meu pai, ouvindo um rádio de pilha, pois não tínhamos televisão. A uma família da baixa classe média, televisão era um luxo naqueles anos.
*******
Depois da viagem, todos se tornaram um pouco místicos. Armstrong recolheu-se definitivamente. Falo dele pois no ano que passou assisti a First Man, um belo filme que narra sua participação na aventura, com um Ryan Gosling como Armstrong, bem mais maduro do que o garoto da foto acima tomada poucos dias antes do embarque... e ele era o commander in chief
*******
...e já que falo em filme, The Right Stuff (Phillip Kaufman, 1983) é uma pedida obrigatória para quem se interessa pela vida desses malucos por voar. Aí a casca grossa era mais grossa ainda, pois eram todos pilotos de teste do X-15, no deserto de Mojave, na base aérea de Edwards. Buscava-se quebrar a barreira do som, feito conseguido por Chuck Yeager, o cara. Muitos pagaram com a vida. O tamanho do risco era tal, dada a precariedade das condições, que a turma do projeto Mercury da NASA, prá eles era Nutella.
*******
...e saber que tem muita gente boa - colegas meus , inclusive - que acham que a conquista da Lua não passa de uma farsa!
*******
...e saber que tem muita gente boa - colegas meus , inclusive - que acham que a conquista da Lua não passa de uma farsa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário