...é o que tem o nosso Presidente. Ao concluir seu discurso na posse da nova presidente da Petrobrás disparou:
- Como Deus existe, eu estou aqui ...
Você pode interpretar a frase como um gesto de suprema humildade e de crença em um Ser Superior - ele estava lá porque Deus existia - ou de um orgulho insano - ele era a garantia de que Deus existia. Conhecendo a figura sou francamente favorável à segunda.
Não faltam declarações de megalomania nem opiniões para corroborá-la. Não é de hoje que face a alguns pronunciamentos e atitudes por ele assumidas, que seus críticos o chamam de demiurgo... salvador... profeta, Sua Sumidade... Há poucos dias, foi comparado a Luis XIV.
*******
Tamanha soberba evidencia uma propensão para a autocracia como demonstram suas tentativas para interferir na politica fiscal do Banco Central, na governança de empresas estatais como a Petrobras, e até em empresas privadas como a Vale, evidenciando seu desconhecimento da competência que lhe é devida como chefe do Executivo em uma democracia de corte liberal que caracteriza os estados democráticos ocidentais.
*******
Além da megalomania, o presidente mostrou nesse discurso - merece ser lido, tamanhas as sandices nele contidas - que é um mitômano; vive uma realidade paralela, tentando impor uma narrativa para o que aconteceu com a Petrobras nos governos petistas que simplesmente agride os fatos. A bem da verdade, nesse mundo paralelo vive a maior parte da esquerda brasileira e latino-americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário