Interessante a programação desta pequena emissora localizada em Teotônia, um município de colonização predominantemente alemã, com IDH altíssimo, localizado no Vale do Taquari no RS. Os locutores misturam alemão e português com a maior naturalidade; a trilha musical é turbinada por músicas de bandinhas alemãs. Seu público ouvinte é na maior parte constituido por agricultores dos munícipios do entorno, na sua imensa maioria descendente de colonizadores alemães. Contrariam o estereótipo de rígidez, sisudez que se atribue aos alemães. São alegres, sempre introduzem um aspecto jocoso na conversação. Trabalham muito, mas adoram um arrasta-pé ao final da semana - kerb; na contemporaneidade, bailão - animado quase sempre pelo som das bandinhas e regado a muito chopp.
Participam ativamente dos programas que ouço, interagindo grandemente com os locutores. São gente simples, mas não pobre, que vive no interior e desconhecem os filtros sociais típicos de grandes centros urbanos. Urbanóide que sou, mas ainda com um pé na colônia - assim é chamado o interior por lá -divirto-me à beça, ouvindo suas intervenções nos programas que ouço na parte da manhã, logo após sair da cama; as bandinhas alemãs fazem a cortina musical. A música traz-me a recordação de meu pai, seu fã incondicional e dos kerbs; ele era um pé-de-valsa
***********
Demonstraram uma notável resiliência face à tragédia que se abateu sobre o Vale neste último ano - foram cinco enchentes! Quase não ouví queixas, aceitaram os fatos como inevitáveis e partiram para a reconstrução. Um bom exemplo foi a reparação da velha ponte de ferro entre Arroio do Meio e Lajeado, feita em 15 dias, inteiramente com recursos da comunidade.
************
Prá você ter uma idéia do que rola por lá, ouça a banda Monte Azul, muito requisitada para os kerbs/bailões de final de semana na região. Provavelmente vai estranhar, mas quem sabe você se anima e sai rodando pelo salão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário