segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Longe, bem longe desse insensato mundo.

 Cumpridos 74 anos de peregrinação por esta vida - haverá outras? -  ouvir canto gregoriano no matinal Áurea Música da Radio MEC FM, transporta-me para  uma capela gótica de um  monastério da Idade Média -  vem-me a mente,  aqueles ambientes recriados pelo  filme O Nome da Rosa de J.J. Annaud.  Faz-me lembrar dos anos de adolescência/juventude que perambulei  por vários conventos franciscanos lá no Sul e que me marcaram profundamente. Sei não,  mas meu estilo cada vez mais recluso de vida levam-me  pensar que ainda não abandonei aquela vida e que continuo ainda um pouco frade.



quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Lá se foi mais um...

 e a sensação mais forte de que o fim da jornada se aproxima. 

A  temida idade do com...dor deu as caras. Foi aos 70, que os achaques - termo de velho! - começaram a se manifestar, além dos esquecimentos - especialmente de fatos próximos - terem se tornado mais frequentes. Paradoxalmente... fatos do passado remoto assomam o plano consciente amiúde. Os 70 colocaram-me na velhice. Como não há como contrariar os fados, continuarei submetendo-me estoicamente à caprichosa tessitura  das moiras. 

*******

- Projetos?  Não há mais. 

Deixei prá trás o mundo do petróleo e tudo a ele relacionado, apesar de ter recebido convites para lá continuar. A ele sou grato por ter me proporcionado estabilidade financeira, mas a paisagem humana que ele oferecia não permite que eu tenha saudades. 

Quero dispor do tempo só para mim. Há um Caminho de Santiago para percorrer a pé, e um Brasil do Oiapoque ao Chuí  para desbravar de carro . Preciso fazê-los o mais breve possível. Os 80 se aproximam. Depois, tudo passa a ser computado como lucro.  

********

- Certezas? Nenhuma, além daquela de o fim estar próximo e de que - esta sim, suprema -...

- Existir, dói.


sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Insuspeito para falar

 

Para arrematar, é preciso arrolar a arrogância blasée que faz da democracia um lero-lero afetado e esnobe. Os “democratas” e a “esquerda” não souberam ouvir divergências, acolher descontentamentos e dialogar. Não souberam educar, porque não souberam aprender. Parecem crer que suas presunções pernósticas são o mais refinado sinônimo da verdade. Imaginando erguer a cabeça, apenas empinaram o nariz, o que abriu flancos para a demagogia bruta da extrema direita.

Eugênio Bucci - Onde é que a esquerda errou? - Estadão, 02.10.2025 

Vai ao encontro do que penso. A presunção e a arrogância  intelectual -  celebrizada na expressão basket of deplorables de Hillary Clinton referindo-se aos apoiadores de Trump -,  a superioridade moral, fruto da certeza de ter descoberto o Santo Graal, são os pecados que ornam boa parte dos integrantes da nossa esquerda. Há ainda o primado da ideologia sobre o julgamento ético - ele é o nosso canalha! - , mas aí é prá outro papo.