Impressiona a quantidade de artigos abordando o nosso impasse civilizatório. Cresce a consciência de que chegamos ao fundo do poço e são muitas as análises tentando explicar onde foi que erramos. Já citei o Zander Navarro em post anterior. Agora ele escreveu um extenso artigo para a Folha, em 17.02, abordando o que considera basilar nesse impasse. Penso que há outras causas. A vida me ensinou e a ciência também que nenhum efeito é consequência de uma causa única. Mas enfim... o artigo tem contribuições valiosas para a reflexão.
Contardo Calligaris vai pela mesma linha na sua crônica de 21.02 para a Folha quando escreve que somos condenados ao atraso porque aqui, no país que vivemos é perigoso confiar nos outros. Já citei também em post anterior, a pesquisa do Latino Barômetro que indicou que apenas 4% dos brasileiros confia nos outros. Deve ser a taxa mais baixa do mundo. Fica muito difícil viver num ambiente minado pela desconfiança.
...e vamos em frente... na esperança de virarmos o jogo. Como por aqui nenhum modelo que dá certo lá fora, frutifica, talvez por isso mesmo, para justificar nosso DNA, uma situação completamente inesperada enseje a oportunidade de acertarmos o passo. E lá se vão 500 anos tentando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário