domingo, 11 de fevereiro de 2024

A vida. Como ela é... e como deveria ser...

No final de janeiro submetí-me a uma cirurgia de hérnia inguinal: herniorrafia inguinal bilateral no jargão da medicina. As previsões eram de uma recuperação em 15 dias. Eles se foram,  mas eu continuo limitado em minhas atividades, impedido de caminhar por aclives, subir escadas, dirigir... A região operada ainda causa desconforto, caminhando ou sentado. Talvez as previsões se referissem a uma pessoa jovem, condição que abandonei fazem alguns anos,  mas o evento - mais um! - corrobora a sabedoria popular de que na prática a teoria é outra, ou então ... nada como colocar a mão na massa.

Esperava ficar convalescendo por 2 ou 3 semanas na pior das hipóteses. Ficarei quatro com perspectiva de prolongar o período. Lá se vão o retorno ao Pilates e às caminhadas. Lá se foi meu irmão depois dos 15 dias da previsão terem se passado e que me deu o suporte indispensável  no período operatório e pós-operatório. A família - demodé nas bolhas progressistas! - para essas ocasiões tem se revelado o abrigo mais seguro e confiável.

************

A vida, entretando,  continua com suas urgências.  Já dirigi - em distâncias pequenas! Já carreguei algum peso e caminhei por alguma distância prá lá do razoável. Ainda não me aventurei a subir a ladeira que leva a meu prédio, nem enfrentei longos lances de escada!  Com o juizo e a parcimônia que os anos me trouxeram, vou driblando de leve as recomendações médicas. Apenas mais um capítulo de como é a vida, diferente do que  poderia/deveria ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário