sábado, 26 de janeiro de 2013

Livraria fashion

Falaram-me bem dela. Entrei animado mas logo fui perdendo o entusiasmo. Saí decepcionado.
Um lugar prá ver e ser visto, diria a turma que indica points badalados. Esse veio prá preencher o lacuna, digamos, da turma mais cultural. O endereço, meio improvável prá isso, é a Senador Dantas no Centro do Rio e a livraria é, - quem diria! -  a Cultura. Prateleiras meio vazias, poucos livros para cada assunto. Fui prá Filosofia, que é sempre onde paro; achei fraco.
E muita gente! Classe mé(r)dia na sua maioria. Procurando alguma coisa prá consumir.
Como - diria o velho Nelson Rodrigues -  sou um cara inatual, prefiro aquelas livrarias de corredores apertados, com prateleiras até o teto e entulhadas de livros. No Rio tem a Da Vinci.
Procurava um livro - O Mapa e o Território - de Michel Houellebeck, bem cotado pela crítica, mas que naquela versão fashion de livraria, obviamente não foi encontrado.

Um trechinho da crítica no site  português Orgia Literária:

Cáustico, egocêntrico, hedonista, irónico, desbocado, misantropo, pessimista, por vezes a raiar o xenófobo, definitivamente incómodo e desbragadamente insolente. A tudo isto junte-se o brilhante. Porquê? Simples. Porque recusa a conformidade e assume as suas personagens de forma saudavelmente realista, expondo todos os seus podres, por muito difíceis que possam ser. Para nós e (quem sabe?) para ele.
 
Promete! No Brasil é vendido pela Record, pela módica quantia de 49 reais. Na Amazon, 11 dólares. Ganhou o Prêmio Goncourt na França. Não sei em que ano!
+++++++++++
Fui atrás desse livro por indicação do João Pereira Coutinho - escreve na Ilustrada da Folha todas as terças - que falava da decadência da França e ao mesmo tempo dizia que o melhor livro que lera no ano passado fora esse (de autor francês) e o melhor filme que vira fora Amor do Michel Hanecke, que é uma co-produção francesa . Aliás, está passando por aqui e uma voz interior diz que devo ir vê-lo. É o que farei. Depois conto procês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário