terça-feira, 4 de novembro de 2014

O jeito PT de pensar

Sobre o Plano Real, talvez o que de melhor se fez no país no período pós-ditadura.

O ministro Mantega disse que essa estratégia neoliberal de controle da inflação, além de ser burra  e ineficiente, é socialmente perversa. Segundo Mercadante, o PT não aderiu ao plano por profundas discordâncias com a concepção neoliberal que o inspira. Para Conceição Tavares o Plano Real foi feito para os que tem a riqueza do país, especialmente o setor financeiro. Para o diplomata Marco Aurélio Garcia , o Plano Real  era como um relógio Rolex desses que se compra no Paraguai e tem corda para um dia.
Extraí o texto de um artigo do Gustavo Franco -  Um Domingo para Sempre - O Globo de 26.10.2014
Não podia ser diferente. O PT votou contra o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o ENEM. Votou, inclusive,  contra a Constituição de 1988, uma constituição que caracteriza  o estado brasileirio como um estado de bem-estar social.
Boa mesmo deve ser  a  nova matriz econômica proposta pelo ministro Mantega e seu legado de crescimento econômico pífio, inflação "oficial" fora da meta - imaginem os números reais! - desequilíbrio nas contas externas. Estamos em recessão técnica, com todos os indicadores econômicos descendo a ladeira com exceção daquele do emprego.
Um bom petista - a renitente pomba que insiste em desarrumar as peças do  jogo de xadrez  - recorreria a um dos seus mantras prediletos e retrucaria:
- Apenas uma análise neoliberal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário