...foram as palavras de um psicólogo clínico, Dr. Bayard Galvão, entrevistado pela CBN, às 5:45h da manhã de hoje. A entrevistadora, tadinha..., confrontada com o questionamento de tantas frases feitas e comportamentos consagrados, dados como certezas consumadas pelos nossos mudernos, ficou atordoada. No final, agradeceu a aula de vida que recebeu. Uma pena que a sensatez nesse mundo que trocou o essencial pelo acessório, tenha sua hora de gala nas madrugadas de domingo.
O papo era uma crítica à sociedade de alta performance em que estamos inseridos. Guardei alguns comentários feitos a rules of thumb do caldo de cultura em que estamos imersos; duas em especial:
- Realize seus sonhos!
É papo de vendedor. Na real, você deve questionar os seus sonhos. Fazê-los caber dentro do seus talento.
Com muita sabedoria discorre sobre nossa precariedade como seres humanos.
Com muita sabedoria discorre sobre nossa precariedade como seres humanos.
- Não se arrependa do que você fez, arrependa-se do que não fez!
No limite é coisa de psicopata. Pode criar uma pessoa egoísta, perversa, que não conhece limites para conseguir o que pretende.
*******
Fiquei feliz de ouvir o que já ouvira muito e, melhor, - internalizei - no seminário e através do que li de autores hoje considerados caretas. Considerem-me um homem datado, não me importo, cresce em mim a convicção de que combati o bom combate e que - desafortunadamente - perdi.
A entrevista está em CBN-Entrevista e vale a pena ouvi-la: Por que devemos fugir da sociedade "High Performance".
Nenhum comentário:
Postar um comentário