domingo, 3 de junho de 2018

Outsider sempre...

A coluna do Mario Sérgio Conti de hoje reforça ainda mais a convicção do meu estranhamento com o mundo. A questão é abordada do ponto de vista econômico mas se aplica perfeitamente às situações do quotidiano. No artigo ele comenta um livro - Adults in the Room (Farrar, Straus & Giroux)de Yanis Varoufakis, ministro de Finanças da Grécia durante a grande crise de 2015.
...........

.......
Varoufakis andava de moto e raspava a cabeça.

Com 54 anos, ele não era um jovenzinho ingênuo. Estudara economia no Reino Unido, lecionara na Austrália e nos EUA. Mais que o casaco de couro e as credenciais acadêmicas, ter sido eleito deputado pelo Syriza, a coligação de 13 organizações de extrema esquerda, fazia dele uma "avis rara" entre as rapinas da alta finança.

É por isso que Larry Summers, eminência parda na equipe econômica de Obama, a quem Varoufakis chamara de Príncipe das Trevas devido às posições conservadoras, perguntou-lhe, enquanto tomavam um drinque: "Yanis, você é insider ou outsider?".

Os outsiders, explicou, são os que priorizam a liberdade de dizer a verdade, ao preço de não serem levados a sério pelos chefes dos aparelhos econômicos. Já os insiders nunca revelam o que de fato pensam. Assim, têm a oportunidade, "mas não a garantia", de influir nas decisões.

Varoufakis disse que era um outsider.
.......
...........
Ele... e eu também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário