Duas declarações em um artigo de ontem da Folha elucidam as razões para as maluquices do clima como as secas no Pantanal nos dois últimos anos, as chuvas em Minas, na Bahia e em São Paulo, a seca e calor abrasador no Sul do País neste ano.
Quando a temperatura aumenta, isso coloca mais energia na atmosfera. Se há fonte de umidade, isso gera mais evaporação e faz com que as nuvens cresçam mais. Nuvens de maior desenvolvimento vertical provocam chuvas mais intensas", descreve o doutor em Meteorologia Gilvan Sampaio, coordenador de Ciências da Terra do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
"O sistema climático hoje tem muito mais energia para dissipar do que tinha há 50 anos. Grandes secas e enchentes são formas de dissipação dessa energia", afirma Paulo Artaxo, físico da USP e um dos autores dos relatórios científicos do IPCC.
O Vale do Taquari no RS - estive lá em boa parte do mês que passou -registrou em janeiro deste ano oito dias com temperaturas acima de 40 graus de acordo com a publicação Agora no Vale.
José Fernando Ogura - Agora no Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário