Minha secretária mora no Canto do Rio; praticamente uma zona rural, vizinha a Santa Cruz. Não sei se pertence ao municipío do Rio de Janeiro ou Seropédica. É longe prá burro, cerca de 70 km. São duas horas de viagem, 3 conduções (van, trem, metrô) prá chegar até aqui. Agora descobriu uma opção em que ao invés do trem usa van e consegue ganhar 20m na volta. Um entre muitos exemplos da disfuncionalidade das grandes metrópoles.
******
A região era dominada por milicianos comandados pelo Tandera: milicia boa, segundo ela, pois só explorava os serviços (gas, vans...) e cobrava taxas do comércio; não importunava os moradores. A cerca de 3 meses essa milícia do bem foi desalojada pela milícia do Bibi, violenta, pois invadia por qualquer motivo as casas dos moradores além do propósito de cobrar uma taxa de proteção de cada um deles. O lugar passou a ser violento com tiroteios frequentes.
A duas semanas a turma do Tandera resolveu acabar com a farra. Invadiu um baile funk onde Bibi e sua turma divertiam-se. Dizimou-os. Ela afirma que cerca de 30 milicianos do bando foram mortos, Bibi foi degolado. A versão da grande imprensa é totalmente diferente.
******
Agora o Canto do Rio está pacificado como nos velhos tempos. A polícia volta e meia dá uma geral, pra dizer que está atuando. Os milicianos coincidentemente evaporam-se nessas ações. O faz de conta comprova que voltou-se ao velho estado de coisas. Até festa foi programada na pracinha da Igreja Católica, comemorando o retorno da milícia do Tandera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário