Na nossa condição de idosos - velhos, vá lá! - e com a perspectiva de um fim próximo, buscamos exemplos de longevidade - gente que chegou aos 90 anos e até foi além - entre os homens, já que mulheres há muitas. Elas nos suplantam de goleada no quesito. Meu médico diz que é uma questão hormonal.
********
Assistindo ao jornal local da TV na semana passada, não é que encontrei um exemplar raro para o nosso gênero? Vi o velho José Caruso Scafurra - o legendário Piruinha! - ser preso, acusado de ter encomendado a morte do dono de uma loja de carros por uma dívida não saldada. Prá quem não sabe, Piruinha tem um enorme lista de serviços prestados ao crime; é velho conhecido das páginas policiais cariocas. Fiquei surpreso em vê-lo vivo e em atividade. Está com 93 anos e nada de se aposentar. Continua na lida.
*********
E nós na casa dos 60/70 anos queixando-nos de dores nas costas, de artrites e artroses... Piruinha no alto dos seus 93 anos está aí para nos motivar a ir em frente. Acho até que vou visitá-lo...na cadeia! Quem sabe ele me passa a receita do elixir da juventude.
*********
Coda
O episódio é um enlace perfeito entre cenário e personagem. Em que outro lugar no mundo além do Rio de Janeiro teríamos um bicheiro mandando ver, mesmo aos 93 anos? Mostra que aqui além do crime compensar, ele faz bem para quem o pratica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário