Nela desenrolaram-se os eventos máximos do cristianismo: paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Como católico - um tanto relapso - tenho acompanhado, nos últimos anos, os eventos litúrgicos - do assim chamado por nós - Tríduo Pascal: Quinta, Sexta-Feira santas e o Domingo de Páscoa.
Para entrar no clima de recolhimento da semana, nada melhor do que ouvir essa jóia da polifonia musical renascentista de Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525/1594), nas vozes do conjunto vocal Cori Spezzati dirigido por Olivier Optebeeck. São trechos do Ofício das Trevas da Quinta e Sexta-Feira Santas (Officium Tenebrarum). Diz-se que a música de Palestrina abre as portas do céu; é lá que me sinto ouvindo esta polifonia, mesmo com o titulo assustador que ela carrega.
A gravação fez parte do programa Som Infinito da Rádio MEC FM apresentado no dia 04.03.2018; ele compõe a grade da emissora e vai ao ar todos os domingos às 7:00h da manhã. Para ouvir clique no link acima e na página por ele aberta, na seta à esquerda da grande barra cinza horizontal. Para retornar à página do blog, clique na seta situada no canto superior à esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário