sábado, 12 de abril de 2014

Pogresso (sic) à brasileira em dois tempos

....
Embora o governo Lula tenha tirado 26 milhões de brasileiros da miséria (Conjuntural ou estruturalmente? A pergunta era o desafio da geração de Celso Furtado) e possibilitado  a outro tanto um acesso mais diversificado a bens de consumo, o progresso não foi politizador, além de convergir com as tendências hegemônicas da economia mundial. Reportagem recente da Folha de São Paulo mostrava famílias do sertão nordestino ainda vivendo sem água encanada mas agora com geladeira e tevê de plasma - o que dá um toque de absurdo e qualifica, desqualificando os avanços econômicos dos últimos anos.
........
Progresso à Moda Brasileira - Milton Ohata - Piauí - Junho/2012

**************
Para os petistas, o ex-presidente Lula tem dito que o crescimento ainda vai longe. E cita : Só 37% tem TV de tela plana, só 30% tem máquina de lavar louça. É só manter o emprego e a inflação sob controle. O oposição vai errar mais uma vez.

Panorama Político - Ilimar Franco - O Globo - 30.03.2014

**************
Lembro-me de uma edição de domingo da Folha no ano passado em que havia uma foto onde aparecia uma mulher iluminando o ambiente de uma casa no interior da Bahia com um celular. A luz  não havia lá chegado, mas o celular,  sim. No Brasil é assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário