domingo, 24 de janeiro de 2016

Equívoco Ibérico

.....
Os europeus, até hoje, acham a América Latina uma descoberta desnecessária. Um equívoco ibérico.  
......
(João Pereira Coutinho, A Sociedade do Espetáculo, Folha, 18.01.2016)
Essa frase vai incomodar muito ufanista e Pachecão, espécime que se multiplicou geometricamente nos anos em que o lulopetismo deu as cartas e se viveu a ilusão de que se iria mostrar para esses gringos quem era o Brasil. Deu nisso aí, descrédito, desilusão e uma profunda falta de perspectivas para um futuro próximo.
 Vai de encontro a  algo que já tinha lido não sei onde de que a América Latina é irrelevante para quem dá as cartas na política e economia mundiais. A afirmação do Coutinho,  amplia no tempo o descrédito. Desde sempre...
Na Noruega, numa viagem a trabalho, lembro de uma frase dita por um professor do Depto de Engenharia do Petróleo da  NTNU em Trondheim com aquele tom de  trivialidade que só os nórdicos tem,  que eles, nórdicos, eram o  primeiro mundo; o segundo caberia aos alemães, americanos, ingleses, japoneses; o terceiro seria ocupado pelos europeus meridionais e o quarto, bem esse, é dos latino-americanos e africanos.
Mais e mais, concordo com ele.Com exceção, quiçá,  de Chile e Uruguai, os outros países da AL, fazendo-se as devidas ressalvas para alguns bolsões de prosperidade, no geral nivelam-se,  pelas mazelas que apresentam, aos países africanos.
A tragédia do zika virus é um atestado do nossa indigência. Lá se vão 30  anos convivendo  com o aedes aegypti que diante da incompetência dos homens,  hoje praticamente infesta o país. Insinuou-se  com a dengue, prosseguiu com a chikungunya e agora desaguou no zika. E nem falei na tragédia ambiental provocada pelo rompimento da barragem da Samarco, da pilhagem a que foi submetida a Petrobrás, da poluição das águas da baia da Guanabara...Tristes trópicos.

Malgré tout, o carnaval está chegando... A folia vai nos redimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário