A entrega do prêmio Camões ao Raduan Nassar é um exemplo das idiossincrasias dessa maneira de agir e reagir que é prá lá de manjada em regimes de mesmo corte.
O escritor - não discuto seus méritos literários - recebe um prêmio em que a escolha foi feita no governo progressista e popular anterior. Recebeu-o no novo governo a quem atacou no seu discurso, qualificando-o de golpista. O Ministro da Cultura, Roberto Freire, deu o troco na sua fala - constantemente interrompida por vaias pela platéia na sua maioria petista com a diva Marilena Chaui na claque. Se eles ouviram silenciosamente o discurso do Raduan - que bateu pesado no governo que o premiou, embora a grana ele não tenha dispensado - deveriam ter se comportado da mesma maneira na fala do ministro. O jeitinho de ser petista, entretanto, não ia deixar barato.
Perderam os anéis, agora estão perdendo até os dedos da compostura. Certamente vão argumentar que uma democracia tem que tolerar as diferenças; quando eles as representam, per supuesto. Quando as diferenças vem dos outros - o discurso do ministro - a intolerância é a regra geral. Começa com vaias, e deságua na censura, na prisão, nos trabalhos forçados, nas execuções de que deles discorda e dos regimes por eles considerados ícones. Não vou dar exemplos.
Manjadíssimo!
*
Roberto Freire prá presidente em 2018!
Teve hombridade suficiente para responder na bucha essa concepção de mundo que se diz de esquerda, arrogante e que se considera moralmente superior, porque abraça as causas por eles consideradas populares. Usa e abusa do povo e dos pobres nas suas perorações, e vê como saída para as desigualdades que afligem nosso país desde sempre, uma solução excludente que demoniza quem deles discorda, particularmente os endinheirados.
O resultado da receita progressista e popular aplicada especialmente nos últimos desses 14 anos de poder é uma recessão indecente com os efeitos perversos incidindo especialmente sobre aqueles que os nossos fajutos paladinos da justiça se propõem defender.
Eu estou cansado desses caras, da sua visão de mundo e da sua arrogância que começa na academia e se estende por toda a militância.
Eu estou cansado desses caras, da sua visão de mundo e da sua arrogância que começa na academia e se estende por toda a militância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário