sexta-feira, 10 de setembro de 2021

A que ponto chegamos

Dá prá dizer, ou esperar  alguma coisa de alguém que veste isso aí? É bolsonarism's way of life na veia. Observe o dedo em riste...os olhos injetados do capitão.

Manifestante pró-Bolsonaro nos protestos de 7 de setembro. (Ag. Folha)

....e o cara se apresenta como defensor dos valores cristãos. Certamente não são os mesmos que aprendi nos meus anos de seminário.  

********

O que chamou minha atenção, particularmente, na tentativa fracassada de golpe (!?!) do dia 7 foi o delírio com que os seguidores do arruaceiro-mor da República aplaudiam seu discurso da Av. Paulista. Lembro ter visto o mesmo frenesi nas imagens das  massas que ovacionavam os discursos de  Hitler e Mussolini. 

********

Impressionante a sequência de vídeos que circulam nas redes sociais mostrando o que aconteceu com a troupe bolsonarista que ocupou a Esplanada dos Ministérios entre 6 e 8 de outubro. Cenas que mostram o que pode acontecer com o ser humano quando a razão passa a ser figurante nas tomadas de decisão do nosso comportamento.  Lembrei-me dos fanáticos de Charles Manson, do Rev. Moon...  Afinal o capitão não é O Mito para seus seguidores? 

Para os gregos um dos grandes saltos da humanidade se deu quando os  mitos deixaram de ser a narrativa que explicava os fatos e deram lugar à razão. Com ela construímos o arcabouço intelectual e ético do que chamamos de mundo ocidental. As cenas de Brasilia mostram que estamos fazendo o caminho de volta. 

Tempos sombrios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário