Viralizou na Internet o vídeo de um jornalista da Globo aos prantos, ao dar a notícia de que presenciara a venda de um litro de água por R$93,00 em S. Sebastião -SP na área atingida pelas fortes chuvas do final de semana. Não foi a primeira vez, não será a última e nem será apenas no Brasil (embora eu acredite que por aqui ocorra com maior frequência...) Vai acontecer sempre que houver um desbalanceio entre o oferta e a demanda. Ela vai permitir a manifestação daquele viés que Hobbes já descobrira no ser humano ainda no distante século XVII (nada de novo, sob o céu de fevereiro!): o homem, lobo do próprio homem. Todos nós o possuimos - gostemos ou não! - e a depender da nossa formação e das circunstâncias, o colocamos prá funcionar.
Divirto-me com as manifestações de indignação com o fato. Primeiro aquelas de ordem ético-pessoal. Desconfio da maior parte delas. São os bons moços; acreditam na bondade intrínseca do ser humano como propôs Rousseau que na vida como ela é, não reconheceu os três filhos que plantou neste mundo. Pois é... É fácil teorizar defendendo essa visão de mundo. Rende muitos pontos socialmente, particularmente no campo progressista. Gostaria de colocar todos esses bons moços naquelas circunstâncias e ver como se comportariam. Provavelmente boa parte deles iria subir os preços. Talvez não exagerassem tanto no valor...
(com o catolicismo aprendi que somos seres pecadores, limitados e que a tentação está em cada esquina. Basta dar um mole e ela se assenhora. Não é por nada que a avareza é um dos 7 pecados capitais.)
...mas ruim de verdade, foi a indignação de cunho político-ideológico, a maior parte indigente intelectualmente. Choveram críticas à perversidade do capitalismo; até a Faria Lima - a Geni dos progressistas - entrou na roda como no blog da colunista - esportiva, em tese! - Milly Lacombe para a Uol. Das muitas pérolas de um texto repleto de acusações ao capitalismo e de apelos ao bom-mocismo, destaco :
- Infelizmente as coisas não funcionam dessa forma.
Então tá... Eu penso que - acho que o Nelson Rodrigues também ... :
- São assim que as coisas funcionam
...muito antes do capitalismo ou da Faria Lima.
***********
P.S. Antes que os progressistas me atribuam a pecha de capitalista desalmado, quero dizer que desaprovo o que aconteceu e que se apliquem os rigores da lei contra os abusos. Elas existem, até em demasia; sua aplicação, entretanto, depende, de uma série de fatores.... Enumerá-los aqui, tornaria o post infindável. Asseguro, porém, são eles em boa parte que tornam impossível o cumprimento de um dos princípios básicos da democracia: o tratamente igual a todo o ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário