O imbroglio envolvendo a troca de presidente da companhia e presidente do Conselho de Administração da Petrobrás é riquíssimo para elucidar como funcionam as coisas em Pindorama. Os indicados envolvidos em inúmeros conflitos de interesse tiveram que desistir graças aos sistemas de governança, risco e conformidade implantados na companhia depois de Petrolão.
********
Alvíssaras, a entidade conflitos de interesse foi levada em consideração ao sul do Equador! Até ministros do STF, passam por cima dela, utilizando-se de piruetas intelectuais que causam espécie mesmo para os menos dotados intelectualmente.
********
Há um podcast de O Globo em que Malu Gaspar trata com riqueza de detalhes o episódio. Vale a pena ouvi-lo. Chamou-me a atenção a fala do Artur Lira, presidente da Câmara, ao final, queixando-se da barragem dos dois nomes que contavam com forte simpatia de seu grupo no Legislativo, o Centrão. Classifica a atitude de falso moralismo, julgamento precipitado....Ironiza afirmando que teriam que buscar entre outros, um arcebispo para o cargo.
********
Nesta terra onde canta o sabiá e onde o leite e o mel jorram em abundância para a turma que conseguiu se alojar nos andares superiores do nosso edifício social, barrar alguém por conflito de interesse é falso moralismo. Por essas e outras, somos o que somos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário