Não é bonita, nem sexy. Não tem carisma, mas é a única estadista no mundo atual. Física de formação, sobra na turma dos líderes mundiais. Obama ia pedir colinho quando precisava. Reconhecia onde estava a competência. Dias atrás, Donald Trump, depois do encontro que teve com ela em sua visita aos States, apareceu para as fotos com a imprensa, visivelmente contrariado e recusou-se a cumprimentá-la. Deve ter ouvido poucas e boas.
Existe uma historinha de uma maldade que Putin - especialista no assunto - fez com ela em uma conferência na Rússia. Vejam como ela se saiu :
Um
episódio ocorrido em 2007, durante uma minicúpula na residência de verão de
Putin em Sochi, no Mar Negro, marcou ambos.
O anfitrião montara uma armadilha. Ciente de que a chanceler tem um medo
quase incontrolável de cães, ele fez adentrar no salão em que estavam sentados
para a foto oficial o majestoso Konni, um labrador negro de tamanho descomunal
que, comandado ou não pelo olhar do dono, foi se acomodar aos pés da visitante.
Pânico. Mas Merkel não se moveu. Ainda ensaiou um gélido sorriso. Na viagem de
volta, indagada sobre a calculada provocação, respondeu que apenas pessoas
inseguras recorrem a expedientes dessa natureza. E que eles acabam revelando as
vulnerabilidades do interlocutor.
( Discutindo a Relação, Dorrit Harazim - O Globo - 20.03.2017).
PS - Lembro bem que na época das vacas gordas brasileiras, aí por 2010, a nossa Dilma mostrando do que é feita, disse que iria ensinar a Merkel como se faz uma economia crescer. Merkel, milita no CDU, um partido de centro-direita, com uma visão da economia que passa longe daquela da nossa esquerda democrática, popular e progressista que nos governou por 12 anos. Os fatos mostram quem deveria aprender com quem; enfrentamos uma depressão econômica, como nunca houve nesse país (parafraseando o nosso grande morubixaba). A Alemanha, por sua vez, vai muito bem obrigado. É o carro-chefe da Europa.
É por essa e por outras que estamos pelo menos a um ciclo logarítmico deles. Aqueles 7x1 dão a dimensão dessa distância. Não cairam do céu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário